Seguidores

domingo, 4 de julho de 2010

Recife ganha Centro de Referência e Acolhimento ao Usuário de Drogas

A Secretaria de Desenvolvimento de Social e Direitos Humanos (SEDSDH) instala nesta sexta-sfeira (02), às 18h, o segundo Centro de Referência e Acolhimento ao Usuário de Drogas no Recife. A inauguração será na Rua Demócrito de Souza Filho, n° 512, Madalena. A unidade funcionará das 8h às 20h. A SEDSDH pretende implementar 16 Centros de Referência e Acolhimento aos Usuários de Drogas em todo o Estado.

Além deste projeto de implementação, a secretaria também trabalha com conscientização e capacitação de profissionais. O Centro faz parte do projeto Planos de Ações Sociais Integradas de Enfrentamento ao Crack. Esse plano visa diminuir o índice de usuários de Crack no Estado.

Através de triagens o Centro de Referência irá reconhecer as reais necessidades de cada usuário, se tornando uma via de acesso aos serviços de acolhida, proteção e tratamento de crack e outras drogas. O objetivo do Centro é servir como ponto de apoio, tendo o intuito de criar vínculos com os usuários de drogas assegurando acolhimento humanizado, descanso, higiene, alimentação, cuidados primários, e ser utilizado como local de identificação e diagnóstico. Neste início de funcionamento, o Centro pretende realizar de 20 à 30 atendimentos por dia.

A unidade vai contar com 34 funcionários e irá realizar atendimentos nos pontos de consumo de drogas, através dos consultórios de rua, além dos atendimentos na própria sede. A abordagem social a usuários de crack e outras drogas serão feitas por três unidades móveis. Na primeira etapa serão visitados os municípios da Região Metropolitana do Recife nos espaços das ruas e comunidades. Os funcionários serão divididos da seguinte forma: 25 pessoas irão trabalhar na sede e 9 trabalharão nos consultórios de rua (unidades móveis).

Fonte: http://www2.pe.gov.br/web/portalpe/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=24263

Nenhum comentário:

Postar um comentário