Seguidores

sábado, 24 de julho de 2010

Jornalista de MT é perseguida ao investigar desvio de verbas federais

Rodrigo Vargas
da Folha Online

Uma jornalista de Mato Grosso registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e procurou o Ministério Público Federal para denunciar as perseguições que, segundo ela, está sofrendo desde que tentou investigar um suposto caso de desvio de verbas federais em Sinop (500 km de Cuiabá). Vânia Costa, 28, diz que, desde o início de julho, sofreu três abordagens por parte de pessoas que se identificaram como policiais civis e exigiram ter acesso a documentos e informações apuradas durante uma viagem ao município no mês anterior.

Hoje o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso divulgou uma nota de apoio à jornalista e qualificou a situação como "terrorismo". "Toda a categoria dos jornalistas de MT está chocada com esta história de violência e coerção."

"Eles sabiam onde eu morava e perguntavam o que eu havia conseguido. Queriam acesso a documentos que teria obtido em Sinop. Todas as vezes, disse que não tinha nada. Com medo, mudei até de endereço", disse ela.

Há uma semana, segundo a jornalista, três homens seguiram o seu carro em duas motos. Um deles sacou uma arma para obrigá-la a parar. Assustada, Vânia perdeu o controle e acabou batendo o carro. "Um segurança viu quando começaram a me seguir desde a saída do jornal."

Vânia trabalha para o jornal "O Mato Grosso", de Várzea Grande (cidade vizinha a Cuiabá). A reportagem sobre a denúncia, diz ela, até hoje não foi publicada "por falta de provas". "O fato é que não encontramos os documentos que estão procurando."

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=336034

Nenhum comentário:

Postar um comentário