Seguidores

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Em inauguração da UPP do Andaraí, Beltrame fala de ‘frutos podres’ da PM

Comentário foi sobre caso de atropelamento de Rafael Mascarenhas.
Secretário afirma que local da próxima UPP será divulgado em breve

Carolina Lauriano
Do G1 RJ

Durante a inauguração da décima Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio, no Morro do Andaraí, na Zona Norte, nesta quarta-feira (28), o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, criticou o comportamento dos dois PMs acusados de cobrar R$ 10 mil para liberar o atropelador do jovem Rafael Mascarenhas.

“Frutos podres nos atrapalham, frutos podres dificultam as nossas ações”, afirmou ele.

De um lado, a comunidade local comemorava a presença do policiamento no Andaraí. Mas de outro, autoridades davam explicações sobre o desvio de conduta dos PMs.

“Punir a gente pune, já temos aí mais de 750 policiais punidos e excluídos das suas ações. O que foi determinado e nós estamos debruçados para fazer é com que as corregedorias, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, não sejam somente reativas, mas que elas sejam investigativas, que elas antecipem essa situação, isso que vai ser cobrado”, disse Beltrame.

O comandante da Polícia Militar do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, que mais cedo falara sobre uma possível expulsão dos dois PMs que já estão presos, lamentou novamente o comportamento dos policiais.

“A PM vem de duas semanas muito difíceis, um sentimento de tristeza nos invadiu. É ruim passar duas semanas tendo que dizer da nossa responsabilidade pelo erro. Mas não vamos nos afastar quando tivermos que dizer que erramos. Porque a população não pode receber escusas da corporação diante do erro, do tipo eu não sei, eu não vi, não é comigo, eu assinei sem ler’”, afirmou o coronel.

Beltrame informou que o local da próxima UPP será divulgado em breve.

'Acabou o tiroteio', diz moradora
Oitenta homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocupam o Andaraí desde o dia 11 de junho. A nova UPP vai atender ao todo oito comunidades: Nova Divineia, João Paulo II, Juscelino Kubitschek, Jamelão, Morro Santo Agostinho, Arrelia, Borda do Mato e Rodo. Cerca de 13 mil moradores serão beneficiados.

A UPP contará com 229 policiais militares espalhados em 14 pontos da região sob o comando do capitão Victor Fernandez de Souza, de 31 anos. Ele iniciou a carreira na PM em 2001. Antes de receber o novo cargo ele trabalhava no 6º BPM (Tijuca). "A ocupação foi pacífica, a sociedade clamava por essa UPP", disse ele.

A aposentada Jorgina Benvinda da Costa, de 68 anos, todos eles vividos no Morro do Andaraí, estava emocionada. “Eu chorei de alegria quando vi a polícia. Tranquilidade e paz que a gente tem agora”, disse. Segundo ela, o local era dominado pelos traficantes. “Eles passavam de moto e não respeitavam nem os idosos”.

A presidente da Associação de Moradores do Parque João Paulo II, Cláudia Maria da Costa, falou ao microfone durante a inauguração. “Enfim acabou-se o tiroteio”, resumiu ela, que perdeu o marido, vítima de bala perdida na própria região. “Hoje temos o solo tranquilo. Queremos fazer o nosso pedido, que é fazer chegar projetos sociais e postos de saúde”, reivindicou, alegando que somente segurança não basta.

Com a UPP do Morro do Andaraí, a Zona Norte terá três comunidades pacificadas. A primeira foi instalada no Morro do Borel, na Tijuca, em junho, e a segunda, no Morro da Formiga, também na Tijuca, no início de julho.

A UPP do Andaraí vai funcionar, inicialmente, em dois contêineres. Mas, segundo o capitão De Souza, em três meses a sede fixa da UPP ficará pronta.

Outras UPPs na cidade
As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio.

A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, ambas na Zona Oeste, e ainda o Morro da Providência, no Centro.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/07/em-inauguracao-da-upp-do-andarai-beltrame-fala-de-frutos-podres-da-pm.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário