Seguidores

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O governador Eduardo Campos irá decretar situação de emergência



GRANDE RECIFE // CHUVAS
Governador vai decretar situação de emergência
Publicado em 18.06.2010, às 11h46
Do JC Online

Eduardo Campos durante sobrevoo
Fotos: Roberto Pereira/SEI/ Divulgação
ATUALIZADO ÀS 13h04

O governador Eduardo Campos irá decretar situação de emergência ainda nesta sexta-feira (18). Segundo a Assessoria de Imprensa do Governo, o Estado está avaliando a real situação dos municípios. A expectativa é que as cidades de Barra de Guabiraba, no Agreste Central, Cortês e Vitória, na Mata Sul, sejam incluídas na lista que só será divulgada por volta das 16h. Os municípios de Catende, Amaraji e Belém de Maria também deverão estar na lista.
A situação de emergência é caracterizada quando os prejuízos econômicos e sociais de uma determinada área ultrapassam o equivalente a 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB). O governador também assinou um decreto liberando R$ 2,5 milhões para a compra de botes infláveis, barcos de alumínio, cordas, lonas e outros equipamentos que serão utilizados nos trabalhos de resgate das vítimas e na prevenção de novos desastres.
Eduardo sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas no Grande Recife, nesta sexta, para avaliar os estragos. No sobrevoo, estavam ainda o coordenador-geral da Codecipe, tenente-cororel Ivan Ramos e o secretário-chefe da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.

INTERATIVIDADE
» Registrou algum vídeo? Mande para o Notícia.com
» Acesse o mural e diga de que forma você foi afetado pelas chuvas
» http://www.twitter.com/jctransito
A primeira reunião do Gabinete de Crise, formado por técnicos, prefeitos de diversos municípios, além de Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Laboratório de Metereologia de Pernambuco (Lamepe), aconteceu nessa quinta-feira, no Palácio do Campo das Princesas. Estiveram presentes os prefeitos João da Costa (Recife), Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes), Renildo Calheiros (Olinda), Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) e Edvard Bernardo (Moreno).
Até o momento, foram registradas nove mortes em Pernambuco. Uma delas aconteceu em Cortês, na Mata Sul do Estado, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas no interior. Um homem identificado apenas por José Heleno, de 37 anos, estava em casa, quando uma barreira de terra deslizou, destruindo a residência e matando o homem soterrado.
Três irmãs morreram soterradas após um deslizamento atingir duas casas no Córrego do Sargento, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. Segundo testemunhas, o incidente ocorreu por volta das 21h30 dessa quinta-feira (17). As meninas foram identificadas como Eduarda de Andrade Costa, de 3 anos, Cristiane de Andrade Costa, de 12, e Luana Marques da Fonseca, de 9. Os pais delas, Mauriceia de Andrade e José Ednaldo Pereira da Silva, conhecido como Dão, estavam desaparecidos, mas foram retirados dos escombros já mortos.
Já no Córrego do Curió, em Dois Unidos, um homem foi encontrado sem vida em um deslizamento. Um bebê de oito meses também morreu no local. No mesmo bairro uma criança de 1 ano foi soterrada em um deslizamento. Ela morreu a caminho do hospital.

Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário