Seguidores

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cabos e Soldados na Secretaria de Defesa Social

Imprensa | Publicado: 15/09/2010 às 23:03:07 | Visitas: 457

Artigo 14, Gratificação de Motorista, Etapa de Alimentação para os Bombeiros, Insalubridade, escala de serviço, piso salarial e a situação dos Inativos. Estes foram alguns dos assuntos discutidos pelos diretores da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE), durante reunião com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Desde que assumiu o cargo, essa foi a primeira vez que o secretário recebeu cabos e soldados para tratar sobre as reivindicações da tropa. Há quase dois anos a SDS não recebe a ACS – PE.

Participaram da reunião, o coordenador Interino da ACS – PE, José Carlos dos Santos; o diretor Jorge Medeiros; o Conselheiro Fiscal e bombeiro, Fenelon Beda; o advogado Dr. Wilson Castro; a assessora da Coordenação, Gilvânia Fernandes, além do comandante da Polícia Militar, Cel. Tavares Lira e o secretário Wilson Damázio. “A reunião foi positiva mas esperamos que as ações propostas sejam cumpridas”, conta o coordenador Interino, José Carlos dos Santos.

Segundo Dos Santos, o secretário recebeu em mãos o Dossiê “Inativos da PMPE: uma tropa abandonada”, o qual apresenta a precariedade vivida pelos policiais e bombeiros militares Inativos. “Atingimos o nosso objetivo, ou seja, o secretário ficou muito impressionado com as imagens contidas no documento”, conta Dos Santos. A idéia é investir num soldo salarial mais justo e num salário sem penduricalhos, ou seja, sem gratificações excessivas.

Também foi sugerida a criação de um projeto que possibilite o aproveitamento dos profissionais em outras atividades dentro das Corporações e até mesmo na Secretaria de Defesa Social. “Existe a Lei 8.213/91 (Lei de Cotas para Portadores de Necessidades Especiais) que exige a abertura de vagas de trabalho para portadores de deficiência. Tal legislação também deve ser respeitada pela Polícia e Bombeiro. Poderemos aproveitar esse pessoal em trabalho de monitoramento de câmeras de segurança, no CIODS ou em serviços administrativos, por exemplo”, conta ele.

Quanto ao Artigo 14, o secretário solicitou da entidade uma lista com os nomes dos policiais e bombeiros que já poderiam estar de volta as atividades. E garantiu que a nova lei tem que ser respeitada. Sobre a Gratificação de Motorista, foi discutida a adequação da mesma conforme a função exercida. “Uma das idéias é criar níveis diferentes de valores da gratificação, a serem pagos de acordo com o tipo de veículo. Existem viaturas simples e outras caríssimas, sofisticadas que exigem mais perícia por parte do motorista”, conta Santos

Outro assunto em questão foi a Etapa de Alimentação e Insalubridade para os Bombeiros. “Finalmente, o secretário mandou verificar por quais motivos os bombeiros não recebem tal benefício, para que a injustiça seja corrigida”, desabafa Dos Santos. Já quanto a escala de serviço e denúncias sobre abuso de poder, Wilson Damázio se comprometeu a verificar o problema.

Comissão – Todos os assuntos discutidos durante a reunião serão documentados e encaminhados para uma comissão, responsável pelo encaminhamento das solicitações ao Governo do Estado. “Fomos convidados a colaborar com as propostas de mudanças. Esperemos que surta o efeito esperado e estamos de olho”, conclui Dos Santos.


Por: Paula Costa | Jornalista

Diretores, representantes e assessores da ACS - PE com Wilson Damázio e Cel. Tavares Lira

Coordenador Interino José Carlos dos Santos, Cel. Tavares Lira e Wilson Damázio

Fonte: http://www.acspe.com.br/sub_paginas/menu_noticias/noticias_ver.php?codigo=000627

Nenhum comentário:

Postar um comentário