Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitura retira ambulantes das calçadas no entorno do Mercado de Água Fria


Em segunda ação em oito dias, a Prefeitura do Recife abriu mais espaço para pedestres e usuários de transporte público ao iniciar, na manhã desta terça-feira (28), o reordenamento do entorno do Mercado de Água Fria.

A operação teve início às 6h, retirando ambulantes da Avenida Beberibe e relocando provisoriamente para vias tranversais. No último dia 21, ação parecida reordenou o entorno do Mercado de Beberibe, que fica na mesma avenida.

Com as duas ações, a expectativa é que o tempo das viagens nos ônibus de 22 linhas que passam pela Avenida Beberibe diminua em até 20 minutos.
Dos 338 ambulantes cadastrados que ocupavam a frente do mercado, faixas de rolamento da avenida e a calçada das ruas no entorno, 210 foram colocados em bancas padronizadas em parte das Ruas Japaranduba e Canastra e disciplinados em parte da Eudes Costa, João Uzêda Luna e Travessa do Dowsley, liberando completamente a Avenida Beberibe.

Ficaram de fora quem comercializava mídias piratas e alimentos condicionados de forma irregular. Todos foram comunicados da ação na semana passada.

Placas estão sendo confeccionadas informando a proibição da instalação de comércio informal na Avenida Beberibe e os locais onde os ambulantes devem ficar provisoriamente até que a prefeitura encontre um local para colocá-los definitivamente. Fiscais permanecem no entorno do mercado para impedir a instalação irregular dos ambulantes.

Comandada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, a operação contou com a participação de 150 pessoas da Secretaria-Executiva da pasta, Guarda Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Vigilância Sanitária do Recife, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Companhia de Serviços Urbanos (Csurb) e ainda policiais militares.

ORDEM - Após a retirada dos comerciantes informais, garis da prefeitura fizeram uma faxina geral no entorno do mercado, com varrição e limpeza com água e sabão. Os locais em que é proibido estacionar receberam pintura de amarelo no meio-fio. Agentes da CTTU disciplinaram o trânsito durante a ação.
Postado por Vinícius Sobreira
Publicado no Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário