Seguidores

domingo, 8 de agosto de 2010

Pesquisadores dizem que iceberg se desprendeu da Groenlândia

Um iceberg de 260 quilômetros quadrados se desprendeu da geleira de Petermann, no norte da Groenlândia

EFE | 07/08/2010 15:20

Um iceberg de 260 quilômetros quadrados se desprendeu da geleira de Petermann, no norte da Groenlândia, informaram pesquisadores da Universidade de Delaware (Estados Unidos).

Andreas Muenchow, especialista em estudos oceânicos da Universidade de Delaware, explicou em comunicado na noite da sexta-feira que a superfície do iceberg equivale a quatro vezes o tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York. Segundo Muenchow, o iceberg se desprendeu na madrugada de quinta-feira.

O ocorrido foi identificado por Trudy Wohlleben, do serviço de pesquisa sobre gelo no Canadá, com a ajuda de informação de um satélite da Nasa, contou o especialista. O iceberg, cuja altura é de quase a metade da do edifício Empire State, se encaminha rumo ao estreito de Nares, entre a Groenlândia e o Canadá. Segundo a Universidade de Delaware, desde 1962 não se desprendia um pedaço tão grande de gelo na região do Ártico.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/pesquisadores+dizem+que+iceberg+se+desprendeu+da+groenlandia/n1237742326890.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário