Seguidores

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mobilização dos médicos de Camaragibe esclarece população sobre o movimento


Foto: Natália Gadelha

O Movimento de Valorização dos Médicos de Camaragibe ganhou força nesta quarta-feira(11), quando a categoria se reuniu em frente a Maternidade Amiga da Família, em ato público para dar continuidade a conscientização da população à respeito do movimento. Desde ontem, os serviços de ambulatórios, postos de saúde da família, maternidade e centros médicos foram paralisados, voltando a funcionar normalmente amanhã.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Silvio Rodrigues, acredita que mobilizar as pessoas que utilizam o sistema de saúde oferecido pelo município é importante nessa fase do movimento, em que o prefeito João Lemos e a secretária de saúde, Ricarda Samara, vêm tentando desqualificar a ação dos médicos.

A declaração do presidente do Simepe se dá baseada em uma entrevista feita pelo telejornal NETV 1° Edição da Rede Globo, com a secretária de saúde do município, após uma denúncia feita pela população a respeito do descaso com o Posto de Saúde São Pedro e São Paulo. Na ocasião, Ricarda Samara afirma que a saúde no município está tranquila e que os médicos dispõem de boas condições de trabalho, quando na verdade as palavras proferidas pela secretária esta longe da realidade de Camaragibe.

“A secretária se equivocou ao garantir qualidade na saúde, pois já visitamos muitos PSF´s e é fato que muitos funcionam em estruturas precárias. Recentemente estivemos no Cemec Centro e lá constatamos um cenário desumano e descompromissado com os usuários e os profissionais do estabelecimento. Há mofo e fungos nas paredes, faltam leitos, essa não é uma queixa apenas dos médicos, mas dos servidores de saúde em geral, como os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Certamente, a declaração da secretaria tem por objetivo confundir à população”, disparou Silvio Rodrigues.

Segundo o diretor do Simepe Adilson Moratto, a adesão cada vez maior dos médicos ao movimento tem incomodado à Prefeitura. Para ele, talvez seja o motivo que ocasionou a declaração impertinente da secretária em afirmar que não há problemas na saúde pública do município. “Nós e a população somos testemunhas que a Prefeitura não tem a Saúde como prioridade”, enfatizou o diretor.

Hoje (12), haverá nova assembleia geral, no Simepe, às 19h30, para definir os passos futuros do movimento.

Fonte: http://www.simepe.org.br/novo2/campanha/camaragibe/campanha_camaragibe_110810_paralisacao.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário