Seguidores

domingo, 19 de fevereiro de 2012

FBI quer programa para vigiar as redes sociais



O FBI está buscando uma ferramenta que permitirá com que eles possam reunir e extrair dados de redes sociais. Com isso eles pretendem usar as informações coletadas para estar ciente de tudo que está acontecendo na internet. E com essas informações será possível detectar ameaças e localizar organizações ligadas ao terrorismo. O FBI informou que está à procura de uma “aplicação web leve que use tecnologia mashup”.

De acordo com o FBI, as redes sociais são valiosas fontes de informações para seu centro estratégico, porque serão mensagens postadas por testemunhas oculares e também a primeira reação à crise.

Segundo o pedido de informação, feito por fornecedores de TI, “O aplicativo deve ter capacidade de rapidamente reunir informações públicas críticas e de inteligência que vai permitir que o Centro Estratégico de Informações e Operações possam analisar imediatamente a identidade e a localização do internauta”.

O Centro de Privacidade de Informações Eletrônicas está preocupado que o FBI tenha acesso a outras informações que não sejam públicas dos internautas, “Eles não deveriam estar monitorando a oposição ou reações às principais propostas políticas”.

O CPIE teme que o sistema acabe sendo usado para mensurar a opinião pública. O diretor McCall, pediu uma investigação completa para saber os reais interesses do FBI, para eles terem certeza que isso não será uma invasão de privacidade, feito por um programa “legal”.

Publicado no Blog Impunidade Transparente
http://impunidadetransparente.blogspot.com/2012/02/fbi-quer-programa-para-vigiar-as-redes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário