Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tropa do Sertão sofre com descaso do Governo

Calor a beira do insuportável, lixo espalhado pelo chão, animais para todos os lados e escassez de água. Não existem banheiros ou qualquer outro local para higiene e necessidades físicas. Eis um resumo da visão de quem chega aos postos de policiamento no Sertão pernambucano. Atendendo às solicitações dos associados, uma comitiva da Associação dos Cabos e Soldados esteve nos municípios de Arcoverde,Varjão, Floresta, Belém do São Francisco, Cabrobó, Salgueiro e Flores.

Durante os dias 23 e 24 de março, foi possível ver de perto todo o sofrimento vivido pela tropa. Em toda a região, existe apenas um posto de policiamento com condições mínimas de funcionamento. Feito em alvenaria, ele tem dormitório, cozinha e banheiro. Está em fase final de construção e só existe graças a iniciativa privada de uma autoridade da localidade, o qual ficou comovido com as condições desumanas em que estavam os policiais militares e arrecadou doações de material para as obras.

A mais de 50 Km dali a situação é outra. Para amenizar o calor, a prefeitura mandou construir uma coberta para o trailler. Infelizmente, faltam os banheiros. Também não é possível fazer uma alimentação decente pois não há cozinha nem geladeira para acondicionar a comida. O calor provocado pelo sol forte resulta na deterioração do alimento. O cheiro azedo atrai desde insetos a animais como cachorros, bodes e galinhas.

Em Salgueiro, a situação é ainda pior: sem traillers ou qualquer outra proteção. A tropa atua horas seguidas sob o sol. Na tentativa de evitar maiores queimaduras, homens e mulheres buscam proteger os braços com acessórios utilizados por esportistas. Faltam palas, ainda sendo comum o uso da boina. O risco de um câncer é iminente. Segundo o coordenador Renílson Bezerra, todo o material levantado pela ACS – PE será encaminhado ao Ministério Público, Comando Geral, bem como aos órgãos competentes para que as devidas providências sejam tomadas.

Há anos, a ACS – PE vem cobrando melhorias das condições de trabalho para a tropa do Interior. É um tratamento desrespeitoso para com os nossos colegas de farda. Dois dossiês já foram encaminhados ao Ministério Público e pouca coisa mudou desde então. Policiais Militares merecem respeito e dignidade no tratamento. É triste ter de contar com o apoio de terceiros quando a iniciativa deveria ser do Governo do Estado.

Por: Paula Costa | Jornalista
Posto de Policiamento no Sertão

Graças ao apoio de autoridades, posto de alvenaria está sendo construído

Em algumas localidades, apenas uma cobertura foi construída para proteger os traillers

Noutras regiões, a coleta de lixo deixa a desejar

Em Salgueiro, não há ponto de apoio para os PMs

Tropa trabalha sob o sol escaldante

Policial protege o corpo do sol, como pode: inclusive com acessórios espotivos





Fonte:http://www.acspe.com.br/sub_paginas/menu_noticias/noticias_ver.php?codigo=000864

Nenhum comentário:

Postar um comentário