Seguidores

segunda-feira, 19 de março de 2012

PREFEITURA DE CAMARAGIBE-PE,ABRE INQUÉRITO ADMINISTRATIVO CONTRA SERVIDORA QUE DENUNCIA AS IRREGULARIDADES DA SAÚDE DO MUNICÍPIO.

A servidora,Laudecéa Ramos,diretora sindical de atenção à saúde do trabalhador SISEMCg(Sindicato dos Servidores Municipais de Camaragibe) e membro do Conselho Municipal de Saúde(Comissão de Finanças),vem há alguns anos denunciando as irregularidades do município em relação a saúde.como:Descarte de Medicações Vencidas de forma irregular,Falta de Condições de Trabalho,Apoio a greve dos médicos e reivindicações do SIMEPE,desrespeito aos trabalhadores,postos médicos sem funcionamento,Envio inverídico de informações ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) ,mal uso de verbas públicas , funcionários " fantasmas" funcionários "laranjas",descumprimento às normas da ANVISA,entre outras.
A referida servidora,já procurou todos os órgãos competentes,como: Corregedoria do SUS,SES,TCE,MPM,
MPE,CORREGEDORIA GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO,OAB,SEJDH, DECAP, ALEPE , PF E COREN.A prefeitura,por falta de embasamento legal para enquadrar a funcionária,alega que a mesma se recusa
a frazer suas funções,"colher sangue",que todos sabem,é atribuição do técnico de laboratório.
A primeira Escola de Enfermagem foi criada em 1873,porém a regulamentação desses profissionais passou a existir em 1973,quando foi criado os conselhos,COREN,COFEN.
No Código de ética da enfermagem,consta das atribuições,"colher material para exames laboratoriais" e em momento algum especifica colher sangue.Isso porque quando ele passou a existir,já existia o CRF(Conselho Regional de Farmácia),que regulamenta o Téc/Aux de Laboratório.
Os Técnicos de Laboratórios são capacitados para essa atribuição.Eles são regulamentados,de acordo com a Lei Federal 3820,de 11 de Novembro de 1960.E são reconhecidos pelo CBO (classificação Brasileira de Ocupação),onde tem um código e suas respectivas atribuições,dentre elas; "Puncionar Cavidades e Veias,Colher Sangue".
No Município,nos concursos de 1995 e 2008,houve vagas para técnico de Laboratório e no Edital já constava dentre suas atribuições ,"colher sangue",é um absurdo,hoje,abrir inquérito administrativo contra essa
servidora que de acordo com o código de ética da enfermagem ,é proibido fazer atribuições que competem a
outros profissionais.Isso é falta de coerência e bom senso de uma administração municipal.
Posteriormente,informaremos o desfecho desse desmando.
Postado por: Hélio Soares,Coord.do Blog

Publicado no Blog Impunidade Transparente
http://impunidadetransparente.blogspot.com.br/2012/03/prefeitura-de-camaragibe-peabre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário