Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Camaragibe: crônica de uma saúde decadente

POSTADO ÀS 18:05 EM 06 DE Outubro DE 2011

Por Fernando Henrique Cabral, especial para o Blog de Jamildo

Nós que fazemos o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) reforçamos as denúncias feitas no JC (edição de 04/09/11) feitas pelos representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Sindicato dos Servidores Municipais de Camaragibe. É lastimável o descaso da Prefeitura com a saúde do município. Além das precárias condições de trabalho, espalhadas por toda a rede de saúde, há falta de medicações, insumos e materiais para o correto atendimento médico à população. As ambulâncias sucateadas são também utilizadas para outros fins que não transporte de pacientes. Faltam médicos e outros profissionais de saúde.

O Simepe ao lado de um grupo de médicos do município tentou durante todo o ano de 2010 negociar com a gestão municipal melhorias em toda a rede de saúde, inclusive com denúncias formais ao Ministério Público Estadual (MPPE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Porém, apesar de todo o empenho, esbarramos na truculência, arrogância e insensatez do prefeito do município, João Lemos, que é médico. O município de Camaragibe que na época possuía aproximadamente 140 médicos, número esse já defasado, passou a contar com um quantitativo menor de profissionais médicos, pois não restou outra alternativa aos colegas que não pedir demissão dos cargos.

Médicos do raro concurso público feito no município, pediram exoneração de seus vínculos, eram profissionais com quase 15 anos de casa.

Vale ressaltar que o município de Camaragibe, em tempos passados, foi modelo de saúde. Atualmente vive o caos na saúde, com todos os exemplos do que não deve ser feito. Lamentamos profundamente que o prefeito assim como a secretária de Saúde, que são médicos por formação, tenham permitido que a saúde do município tenha chegado a essa triste realidade, pois médico de verdade cuida da saúde do povo.

Fernando Henrique Cabral é nefrologista infantil e diretor do Simepe



Do Blog de Jamildo

Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/10/06/camaragibe_cronica_de_uma_saude_decadente_115093.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário