Senador Humberto Costa vê os adversários distantes.
Neste sábado (21) foi divulgada a primeira pesquisa do Instituto Datafolha sobre as eleições no Recife. As intenções de voto, segundo o levantamento, são lideradas por Humberto Costa (PT), que tem 35% das citações. Mendonça Filho (DEM) vem em seguida com 22%. Daniel Coelho (PSDB), com 8%, e Geraldo Julio (PSB), com 7%, aparecem tecnicamente empatados.
Os números da pesquisa Datafolha não fugiu tanto dos demais levantamentos realizados na capital pernambucana. Mesmo após ter se envolvido no imbróglio petista em favor da retirada da candidatura do atual prefeito João da Costa (PT) e ter sido "indicado" por lideranças do PT de São Paulo, o senador Humberto Costa aparece disparado na pesquisa, com mais de 10% de vantagem sobre o segundo colocado, Mendonça Filho (DEM).
O democrata mantém um pequeno crescimento desde que teve início o período de campanha e leva vantagem de mais de 10% sobre os demais candidatos. Velhos conhecidos da população recifense, Humberto e Mendonça lideram a taxa de rejeição dos entrevistados. Tecnicamente empatados no quesito, o democrata sofre com 26% de rejeição, enquanto Humberto é rejeitado por 24%.
Mais distantes, o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) e o ex-secretário de Desenvolvimento do Governo de Pernambuco Geraldo Julio (PSB) aparecem, respectivamente, com 8% e 7%, tecnicamente empatados. A diferença é que Daniel foi o segundo deputado estadual mais votado do Recife há dois anos, enquanto Geraldo Julio é desconhecido por 66% dos entrevistados. E, ainda assim, estão empatados.
Isso mostra a força do "andor" do governador Eduardo Campos (PSB), que faz uso de sua altíssima popularidade para turbinar a campanha de Geraldo Julio. Há também uma expectativa de certo crescimento da candidatura socialista, já que a coligação (com abarca cerca de 15 siglas) terá aproximadamente 13 minutos de tempo de tv, enquanto suas concorrentes terão mais ou menos 6" (PT), 4" (PSDB) e 3" (DEM).
Dentre os outros quatro candidatos, o pastor e cantor evangélico Esteves Jacinto (PRTB) aparece na frente, com 2% das intenções de voto. A ex-vereadora Edna Costa (PPL) vem em seguida, com 1%, mesmo percentual de Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB).
Os votos brancos e nulos somam, com os indecisos, 23% dos entrevistados. Nas pesquisas anteriores esse índice girava em torno dos 30%. Já representa uma relativa queda após o início da campanha.
A escala do índice de rejeição é encabeçada por Mendonça Filho (DEM), como já foi dito, com 26% de rejeição. O democrata é seguido de perto por Humberto (PT), que tem 24% no quesito. A lista segue com Edna Costa (18%), do PPL; Jair Pedro (17%), do PSTU; Geraldo Julio (16%), do PSB; Daniel Coelho (15%), do PSDB; Roberto Numeriano (15%), do PCB; e Esteves Jacinto (14%), do PRTB. Oito porcento rejeita todos os candidatos e não votaria em nenhum e outros 8% não rejeitam nenhum e votaria em qualquer um.
A pesquisa Datafolha (PE-49/2012) foi realizada em 19 e 20 de julho com 828 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Com informações da Folha de São Paulo e G1.
Publicado no Blog de Jamildo
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/07/21/datafolha_humberto_tem_35_porcento_mendonca_tem_22_porcento_daniel_8_porcento_e_geraldo_julio_7_porcento_134762.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário