Matéria: Blog de Jamildo
A retirada do imposto ICMS concedida pelo Governo de Pernambuco sobre as geladeiras econômicas doadas pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) permitirá ao Programa de Eficiência Energética da concessionária ampliar a distribuição de refrigeradores a clientes baixa renda. O percentual que incidiria sobre o eletrodoméstico será inteiramente destinado à aquisição de novos produtos.
A economia de 10% em cada uma das 38.000 geladeiras, previstas para serem doadas nos próximos 12 meses, possibilitará à Celpe adquirir outros 3.800 eletrodomésticos de baixo consumo de energia. “Ao abrir mão do recolhimento do ICMS, o governo do Estado está contribuindo com a qualidade de vida de mais 3.800 famílias pernambucanas”, comenta a assessora de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Ana Mascarenhas. O efeito da decisão do Confaz é retroativo ao mês de agosto e se estende até 31 de dezembro de 2011.
O Programa de Eficiência Energética substitui gratuitamente refrigeradores antigos por equipamentos novos e econômicos. Cada cliente cadastrado recebe quatro lâmpadas fluorescentes compactas. Para ter direito à troca da geladeira, é necessário que o participante possua inscrição na Tarifa Social de energia, apresente consumo mensal superior a 70 kWh/mês, esteja adimplente com a companhia e tenha um refrigerador em precárias condições de uso, já que a doação efetuada pela Celpe ocorre mediante ao recolhimento do equipamento antigo.
Em 2010, o Programa de Eficiência Energética da Celpe doou mais 25 mil refrigeradores e 500 mil lâmpadas compactas eficientes para moradores de comunidades de baixa renda do Recife e do interior do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário