Seguidores

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Elevação do nível do mar pode causar alagamentos no Recife

Um estudo realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife (Seplag), em parceria com a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), indica que bairros como Boa Viagem, Pina, Ibiribeira, Boa Vista e Santo Amaro podem ter mais áreas de alagamento, caso haja elevação do nível do mar.

Os levantamento foi elaborado a partir de um modelo digital que reproduzia informações geológicas da cidade, como topografia, hidrologia, situações do solo e do uso da terra.

A partir do processamento desses dados, foi possível identificar o nível mais alto que a maré atinge na cidade, independente da ocorrência de chuvas. A partir de então, foram elaborados cenários com os impactos que a elevação do nível do mar poderíam causar em termos de alagamento.

Elevação de 50cm no nível do mar causaria alagamentos em vários bairros da cidade. Imagem: Reprodução

Cada cenário mostra o aumento de dez centímetros da maré. No último modelo, com um crescimento do mar de 50 centímetros em relação à média atual, várias áreas da cidade ficam sujeitas a transtornos decorrentes de alagamentos.

De acordo com o gerente de Apropriação de Bases de Dados Georeferênciais da Secretaria de Planejamento, Edvaldo Câmara, a cidade fica ainda mais sujeita em período chuvoso. "Quando chove, o cenário é mais grave", explica.

O crescimento do nível do mar é resultado de fatores climáticos, como o aquecimento global. Por isso, não há como fazer um enfrentamento mais direto do fenômeno. De acordo com Edvaldo, porém, é preciso pensar em estatégias de consciêntização ambiental que possa reduzir os impactos das mudanças climáticas.

No mês passado, o levantamento foi apresentado pela Prefeitura do Recife a um instituto que desenvolve o projeto ONU-Habitat no Brasil. O Recife foi uma das cidades selecionadas para o projeto, que desenvolve estratégias para o desenvolvimento sustentável.

Leia também: Recife será cidade-modelo em projeto de desenvolvimento sustentável da ONU

Projeto ambiental da ONU começa a ser implantado no Recife


Fonte: Blog de Jamildo http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/06/12/elevacao_do_nivel_do_mar_pode_causar_alagamentos_no_recife_153127.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário