Seguidores

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

USO DE ARMAS POR POLICIAIS SOFRE RESTRIÇÕES

Principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

Foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União uma portaria que regula o uso da força por policiais civis, militares e federais. As principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

O documento também determina que os policiais não apontem armas para cidadãos durante abordagens nas ruas. Os disparos só serão tolerados, segundo o governo, se houver ameaça real de lesão ou morte.

A portaria foi feita em conjunto pelo Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As polícias de todo o país terão três meses para se adequar às regras.

FONTE: DF TV


NOTA DO BLOG: O trabalho policial já é complicado, ainda vindo uma portaria dessas piora tudo. Todos sabemos que o que define uma abordagem é o momento. Desculpem-me os contras, mas há ocasiões que necessita que seja realizado tiros de advertência sim - desde que em locais seguros. E, dependendo de abordagens, também torna-se necessário, para a segurança do próprio policial, realizá-las apontando a arma. Só espero que se essa portaria interministerial for cumprida, que também seja a dos direitos humanos dos policiais que determina a adequação dos RDPM's à Constituição Federal.

Fonte:http://sdglaucia.blogspot.com/2011/01/uso-de-armas-por-policiais-sofre.html


=========================================================
=========================================================

Blog do Aurélio




NOTA DO BLOG DO AURELIO: Lembro certa ocasião que ao fazer rondas, estava havendo um assalto em andamento a um depósito de refrigerantes, quando chegava próximo, nossa viatura foi recebida a balas, como profissionais não revidamos até o momento propício. Sinto que cada vez mais, esta sendo difícil ser policial. Para o bandido não há portaria. Como o Brasil quer ser país de 1º mundo deve também criar leis mais rígidas, quando o policial que representa a justiça, for desacatado em serviço, ou atentado contra a sua vida. Direitos Humanos também para os policiais, Isso sim. Imagine dois policiais terem que abordar seis homens suspeitos de estarem armados e que estavam para praticar assalto em determinado local. É evidente que o policial tem que se resguardar apontando a arma, pois enquanto um aborda, o outro o protege e se resguarda. É difícil ser policial. (Há ocasiões necessárias de se apontar uma arma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário